quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Conclusão Do Trabalho Pesquisado


A partir deste trabalho, fomos capazes de realizar uma análise sobre a questão de "ser mulher" na sociedade Ocidental. Beseados em dados recolhidos, matérias jornalísticas e televisivas, gráficos e entrevistas com mulheres e homens que atuam nas diversas áreas na cidade de São José do Rio Preto, tivemos a oportunidade de perceber que o preconceito em relação a mulher apresentou uma significativa melhora.
Atualmente, o homem não vê a mulher apenas como uma dona-de-casa, mas sim, como uma profissional bem sucedida no âmbito social e familiar. Toda este processo de transformação de pensamentos vem ocorrendo pelo pontapé inicial dado no século XIX com a Revolução Francesa. A partir daí, a mulher vem ganhando seu espaço na sociedade, mostrando-se competente e bem sucedida nas tarefas que realiza.
Contudo, percebemos também que a mulher não tem estado atuando nas políticas públicas. Em São José do Rio Preto, há apenas uma vereadora, Alessandra Trigo, que nos meses de março dirige uma seção para homenagear mulheres de Rio Preto e região. Este dado concretizou nossas ideias, ao nos depararmos com as palavras de Marco Rillo, vereador da cidade, que em seu gabinete na Câmara dos Vereadores nos falou sobre a ausência da mulher na vida política, e o fato de que mulher raramente vota em outra mulher. Uma situação alarmante, perante o atual estado de ascenção que a mulher se encontra nos dias atuais.
Todavia, este trabalho teve como objetivo principal abranger o Movimento Feminista, e todas as consequencias advindas dele.
Foi com grande satisfação que realizamos este traballho de sociologia, proposto pela professora Maria Cristina, para o terceiro bimestre de 2010. A partir deste, tivemos a oportunidade de aprender mais sobre nosso próprio gênero, ouvir a opnião alheia sobre as questões femininas, e saber um pouco mais da história de conquistas e luta da mulher.

Agradecemos,
Camila Gonçalves, Daniella Rocha, Ellen Carolina, Mariana Calijuri, Mirella Gobbi, Nadjanara Ferreira, Nayara Marques, Priscilla Takashiro e Rafaela Maceno. Alunas do terceiro ano C.